Aterramento

O crescimento da demanda de energia do Sistema Elétrico Brasileiro faz com que seja necessária a construção de sistemas de geração, transmissão e distribuição, visando atender à demanda. As subestações fazem parte desta estrutura e possuem papel importante no Sistema Elétrico Brasileiro. 

O bom funcionamento destas subestações está relacionado com diversos fatores, entre eles o aterramento elétrico. Parâmetros como os limites de potencial toleráveis pelo ser humano, características do solo, grandezas elétricas da estrutura, entre outras, são informações indispensáveis para desenvolver um projeto de aterramento.

O aterramento, em si, tem como objetivos:

  1. Proteção da integridade física do homem
  2. Facilitar o funcionamento de dispositivos de proteção
  3. Descarregar cargas eletrostáticas de carcaças de objetos e equipamentos

Para a realização de um estudo mais aprofundado sobre o comportamento da malha de aterramento, existem ferramentas computacionais, tal qual o Xgs, que permite a realização de simulações mais complexas, auxiliando o projeto ou análise da malha. A equipe técnica do LAT-CG possui expertise no estudo de aterramento, realizando medições, simulações e projeto de malhas de aterramento de subestações.